A Estação Suzano será desenvolvida em superfície, em área central do município de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo. A estação atenderá dois sistemas de trem metropolitano, integrados ao metrô de São Paulo, com fluxo estimado em 134.000 passageiros/ dia.
A existência da ferrovia deu origem e possibilitou o crescimento do municipio de Suzano, ao mesmo tempo em que também o divide, separando seu centro histórico, a sul da ferrovia, das novas áreas da cidade, em seu lado norte. A nova estação será implantada no mesmo local de uma estação existente, que será desativada após o início das operações da nova estação.
A nova estação será composta de um edifício principal, que abrigará duas plataformas centrais, mezanino e acessos em ambos os lados das vias férreas. A transposição dos pedestres será feita através do mezanino da estação, em área não paga, que será aberta permanentemente.
Também compõem a estação um edifício para salas técnicas e operacionais, torre para reservatórios e anexo para bicicletário.
A estrutura será mista de pilares de concreto com modulação 15,00m. x 15,00 m., vigas e cobertura metálica, lajes metálicas tipo steel deck com preenchimento em concreto. O fechamento será feito em brise-soleil metálicos, protegendo da insolação direta o interior da estação e proporcionando ventilação permanente e transparência visual para o entorno.